Menu

Qual é o seu método e quanto custa?

Esta é uma pergunta recorrente em minha prática, desde sempre. Para começar, você sabe o que é método? E você sabe o custo de um serviço?

De acordo com o Oxford Languages, método é ” um procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa, especificamente de acordo com um plano”. Você conhece vários métodos? Já experimentou vários? Pode compará-los? Sabe qual é o melhor para você?

Aí vem o preço. Você comparou o preço de várias escolas de inglês? Entendeu o método que elas adotam? Sabe que tipo de profissional trabalha lá? Sabe quanto eles ganham?

Ah! Mas eu quero professor particular. Tá. Conversou com vários? Sabe que tipo de experiência eles têm? Eles são professores formados ou só falantes da língua? Que tipo de experiência corporativa eles têm? Ele foi recomendado?

Acho que você já viu que, para ter um bom profissional a seu serviço, é preciso pesquisar muito e ter uma boa noção de custo. Pense em quanto dinheiro você já gastou entrando e saindo de escolas de inglês ou com professores particulares. Quanto tempo você gastou nesta empreitada? Qual foi o resultado que você obteve? Este é um custo que você nunca põe na ponta do lápis.

Uma vez me consultaram para saber preço. Conversei com a pessoa e ela me mandou uma foto dos doze livros de básico que ela já tinha usado. Perguntei se ela tinha ideia de quanto tempo e dinheiro ela já tinha gasto para não sair do básico. Uma fortuna, de acordo com ela. Então, o que você está fazendo de errado?

Pois é. Antes de achar que você sabe do que precisa, consulte um profissional que vai efetivamente ajudar você nesta busca por resultados. Senão, é só uma cotação. Menor preço não é a melhor forma de contratar um serviço. Lembre-se de que educação é um serviço. Você compra a ideia, não o resultado. Por isso tem tanto anúncio prometendo coisas que o cliente quer comprar. A pergunta é: quem é responsável por seu aprendizado?

Publicado em 12/03/2022

Categorias: Sem categoria